Resenha do livro O Mythos, M R Terci





        Primeiramente quero agradecer o contato e as conversas que tive com o Terci, escritor incrível, com uma visão única, adorei a forma como ele retrata a mitologia do Monteiro Lobato e o folclore brasileiro. SIM! Estou apaixonada pela obra do M R Terci e esse foi o primeiro da lista extensa que tenho para ler e sei que só virão surpresas boas...

“...Tudo começou com sangue e, assim, deve terminar...”

        Comecei a ler com todas as expectativas possíveis. Já havia conversado muito sobre o Terci antes mesmo de conhecê-lo. Havia visto e ouvido inúmeros elogios e não poderia esperar nada menos do que foi apresentado no livro.  E SIM, torno a dizer, o livro me surpreendeu de uma maneira tão positiva que não consigo explicar em palavras.

           Voltando ao livro (Vou tentar deixar o lado de fã de lado, rsrs, desculpa!)

O livro é de uma tensão sem igual.  Desde o primeiro paragrafo você já fica apreensivo, no inicio, com a prisão do Pastore (personagem principal), você vai descobrindo um homem repudiado por seus amigos de farda e não é diferente com os moradores da cidade, aguçando ainda mais a curiosidade sobre esse personagem. O que ele fez para ser tão odiado? Por que ele esta preso? São perguntas que incentivam ainda mais a vontade de ler e ver o desfecho dessa historia, marcada por muito sangue.

A principio Pastore é acusado de ser um assassino sanguinário, o Homem de Palha, assassino esse que nos deixa ainda mais intrigados por ser completamente cruel e sem senso de bondade, afinal um homem que tem coragem de matar uma criança é no mínimo um lunático.

Um dos casos que mais me chamou a atenção, foi o do desaparecimento de um ônibus escolar, onde o motorista foi encontrado morto e as crianças e professora haviam desaparecido. Logo em seguida começamos a ver o mundo de detetive particular, onde Pastore é contratado para procurar a filha de um embaixador.

Ao decorrer da leitura você se vê num suspense quase que mortal e as duvidas surgem a cada pagina, quem esta falando a verdade? Será Pastore o Homem de Palha? Ele esta louco? Ele é um herói injustiçado?

A ligação e o envolvimento dos personagens de Lobato ficam ainda mais nítidos no decorrer da leitura. (Mas não se engane, você não vai achar nenhuma “Narizinho” ou a “doce tia Anastácia”, Terci conseguiu dar um vida e uma escuridão aos personagens, distorcendo toda aquela imagem de livros infantis que temos ao ouvir/ler determinados nomes de personagens, ele fez algo incrível e único que realmente merecem um destaque especial.

Terci conseguiu mostrar um lado negro no folclore brasileiro (inclusive, esta que vos fala é um pouco receosa em relação as lendas brasileiras, receio esse que acabou quando li O Mythos e consegui enxergar pelos olhos dele algo realmente assustador)

O Mythos te leva numa viagem fascinante do universo do suspense/terror, confesso que fiquei algumas noites tentando descobrir todos os segredos antes de terminar o livro, missão falha, o sr.Terci não me deixou descobrir “nada” antes do final, hahaha.

De antemão sempre acreditei que o Pastore tinha um algo mais, que ele não era essa pessoa que foi mostrada, que ele poderia ser injustiçado ou algo assim, mas será que eu estava certa? Haha vão ter que ler para descobrir. Então, acho que já deu pra receber o quanto adorei o livro, o quanto adoro o autor e espero que vocês leiam e percam o sono assim como eu. (No melhor sentido, claro!)

Gostaria de agradecer mais uma vez, ao M R Terci por sua obra, na verdade por todas as suas obras, estou indo para o segundo livro: Caídos - Abandonai toda esperança, não espero nada menos que o melhor, deixo aqui ainda meus parabéns, por ter conseguido dar vida a personagens tão fortes e marcantes e por ter me dado o presente de viajar nessa aventura, em que o sangue e a loucura andam de mãos dadas.

Aaaahhhh! Ia esquecendo dessa novidade linda: O Mythos está sendo cotado pela EstradaFilms para virar minissérie televisiva, cês já devem ter noção do quão feliz eu estou né? Então uma super dica, cuidem, vão ler O Mythos e o Deuses tupiniquins, que abre para o livro 2 de o Mythos. Ain meu coração não aguenta, já quero a série pra ontem, já quero ler tudo... Hahaha é muita coisa boa pra pouco tempo livre.

Comentários